Os cursos técnicos em cerâmica, química e plásticos não preveem estágio supervisionado obrigatório, porém o aluno desse curso poderá realizar estágio por meio da Vivência Profissional.  A Vivência Profissional trata-se de um curso de aperfeiçoamento profissional dentro da Formação Inicial e Continuada – FIC -  que prevê uma parte teórica na forma de Ensino à Distância (EAD) com duração de 80 horas e uma parte prática realizada na empresa, na forma do estágio, com duração mínima de 400 horas e máxima de 1500 horas. A matrícula na Vivência Profissional pode ocorrer durante ou após a conclusão do Curso Técnico. Vale observar que ex-alunos que já realizaram estágio não poderão participar desse programa.

 

“VIVÊNCIA PROFISSIONAL” – ORIENTAÇÕES GERAIS

 

  • O Vivência Profissional é um novo curso de FIC – Formação Inicial Continuada.

É ofertado a todos os alunos que cursam o técnico ou que concluíram o curso técnico e desejam realizar estágio supervisionado para complementação da formação profissional.

 

O curso de Vivência Profissional é composto de duas unidades curriculares obrigatórias:

1) Em EAD – SENAI-SP – Fundamentação teórica e Instrumentalização para a Prática Profissional (FTIPP). Esta unidade curricular possui um total de 80 horas é ministrada a distância.

2) Prática Profissional – Estágio. Esta unidade curricular pode ser realizada concomitante a fase escolar ou após o término da fase escolar. A carga horária mínima para a unidade curricular da Prática Profissional é de 400 horas e a máxima de 1500 horas.

Para que o aluno possa efetuar a matrícula no curso de Vivência Profissional é necessário que o mesmo já tenha um termo de compromisso para realização do estágio devidamente preenchido e assinado.

O regulamento, avaliação e acompanhamento do estágio segue a regulamentação da Lei Federal 11.788-08.

Para a conclusão do curso de Vivência Profissional é obrigatório a realização completa das unidades curriculares com aproveitamento superior ou igual a 50.

Não são permitidas duas matrículas para o curso de Vivência Profissional na mesma área, exceto se uma delas estiver cancelada.


Para mais informações:

Consultar a Escola SENAI Mario Amato através do telefone 4344-5000 (ramal: 5052) ou através do e-mail estagio116@sp.senai.br